quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

RAIMUNDO CARVALHO NO BLOG DE RICARDO STUMPF

Raimundo Carvalho



Visitei a casa e atelier do artista Raimundo Carvalho, na pequena cidade de Teofilandia, ao norte de Salvador. Raimundo é professor e artista plástico e acaba de expor seus trabalhos na Filadélfia, Estados Unidos e se prepara para nova exposição, desta vez em Salamanca, na Espanha.
Incrível as flores que nascem no interior da Bahia. Raimundo é uma delas. Um artista fantástico, que não abandona sua cidade, de onde tira sua inspiração e alimenta sua ONG , Fulô da Caatinga, dedicada a promover a cultura regional, sempre estimulado por sua esposa, Tamar.
A casa-atelier de Raimundo é muito criativa, com um projeto do próprio artista, que demoliu uma casa antiga, construindo a nova no mesmo terreno, sem derrubar a fachada antiga. Entre a frente antiga e a nova, moderna, um jardim interno cheio de plantas ornamentais. Quem olha da rua nem percebe a casa nova e quando entra se surpreende com o ambiente aberto, envidraçado, ventilado. Uma beleza.





Raimundo Carvalho é a prova viva de que cada vez mais é possível viver e produzir no interior, antes atrasado e agora integrado às grandes redes globalizadas.
Teofilândia é uma cidade muito simpática, nascida ao lado de um tanque de pedras, onde os antigos vaqueiros levavam o gado para beber.
Hoje a cidade tem cerca de 25.000 habitantes e uma noite estrelada maravilhosamente sertaneja, com as pessoas sentadas nas calçadas a conversar e trocar suas experiências do dia-a-dia.
Um privilégio poder conhecer essa cidade e essa família que me recebeu com tanta simpatia.

2 comentários:

  1. Foi uma alegria sem igual poder receber Adriano e Ricardo em minha casa...Esses seres humanos maravilhosos com uma energia fantástica...Ouso dizer que a minha casa só atrai gente bonita, sensivél, humana,inteligente e acima de tudo com um grande quilate de simplicidade...Isso pra mim é uma honra...Qualquer pessoa com essa estirpe pode entrar que as portas estão sempre abertas e com certeza será bem vindo pois nessa casa reina um grande teor de poesia...

    ResponderExcluir
  2. Oi Raimundo

    Sua casa é sem dúvida a casa de um poeta e de um artista. Sua família também é muito bonita.
    Parabéns

    Ricardo

    ResponderExcluir